Nova plataforma digital permite o registro de máquinas agrícolas

terça-feira, Julho 13, 2021
trator

Pela plataforma ID Agro, é possível gerar um documento oficial que reúne todas as informações e o rastreio dos maquinários agrícolas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro), que permite o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor rural. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA).

O registro permite o trânsito de veículos em vias públicas, sem a necessidade de licenciamento e emplacamento, além de facilitar a comercialização de tratores usados, e as garantir medidas de segurança em relação a roubos e furtos.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, comenta: “Eles terão a carteira de identidade de seus equipamentos e vão poder transitar nas vias públicas sem ter o risco de ter uma multa”. Pelo sistema ID Agro, será possível gerar um documento oficial, com todas as informações e rastreio dos tratores e maquinários. O Registro Nacional de Máquinas Agrícolas (Renagro), vem para acabar com as preocupações dos agricultores, quando se trata de transitar em rodovias.

O documento Renagro será equivalente ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos demais. Caso o trator ou outra máquina agrícola esteja transitando em via pública e não tenha o registro do Mapa, estará sujeito às mesmas medidas administrativas aplicadas aos veículos de passeio que transitam sem o CRLV.

Saiba como se registrar

Para fazer o registro, é necessário ter cadastro no aplicativo ID Agro, usando seus dados pessoais; ter a nota fiscal e procurar uma concessionária autorizada da marca do seu equipamento. Somente as agências autorizadas poderão fazer o registro. A concessionária analisará os documentos originais do proprietário, a nota fiscal e a numeração do chassi ou de série. O registro pode ser feito tanto para equipamentos novos como para usados.

 

Fonte: Governo Federal



Share