Frente Fria trás chuvas ao Sul e Sudeste; geadas previstas para Quarta-Feira

terça-feira, Julho 27, 2021

A última semana de julho será marcada pela passagem de uma frente fria e também por uma massa de ar polar. Na terça-feira (27) a frente fria avança sobre o Sul do país.

O agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos comenta: “Essa frente fria consegue avançar um pouco mais sobre o norte do Rio Grande do Sul, levando chuvas sobre grande parte das regiões produtoras no Paraguai, Santa Catarina e metade-sul do Paraná”,

Entre a noite de terça para quarta-feira (28), esse sistema ao avançar para o Atlântico pode provocar chuvas sobre a região norte do Paraná e sobre todo o sul e leste de São Paulo. Nas demais regiões do Brasil o tempo seguirá aberto e com grande amplitude térmica, ou seja, madrugadas um pouco mais frias e dias bastante quentes e secos, com a umidade relativa muito baixa”, explica o agrometereologista.

 

Geadas

O tempo abre e com isso a massa de ar polar deve provocar geadas amplas sobre o Sul. “Como falamos nos alertas da semana passada, caso essa frente fria passasse rapidamente pelo Paraná e mantivesse o tempo aberto, haveria possibilidade de ocorrência de geadas e o pior aconteceu. Ou seja, a frente fria estará passando pelo Paraná na quarta, e já na quinta o tempo abre e não há mais previsões de chuvas; com isso a massa de ar polar que será de forte intensidade, estará atingindo o Sul já na manhã de quarta, levando geadas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, frisa Santos.

No Paraná, haveria maior chance de precipitações mais ao sudoeste do estado, na fronteira com Santa Catarina, e também em Curitiba e Região Metropolitana.

 

Fonte: Destaque Rural



Share