Ministério da Agricultura ouve o Paraná e altera calendário de plantio

sexta-feira, Setembro 3, 2021
soja

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e publicou nesta quinta-feira (02), em Diário Oficial, o calendário para o plantio da soja na safra 2021/22, com algumas alterações e obrigatoriedade de implementação em 20 estados brasileiros. O movimento teve à frente órgãos e entidades da agricultura paranaense, encaminhando sugestões e liderando reuniões em várias frentes.

A semeadura da soja que, até o momento, era estabelecida somente nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins, passa ser obrigatória também, a partir desta safra, nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo.

A Portaria 388 foi publicada na quarta-feira e a Portaria 399, com uma série de restrições aos produtores rurais. O objetivo principal é o efetivar o Plano Nacional de Controle da Ferrugem da soja. No Paraná, o calendário de semeadura da soja passou de 10 de setembro para 13 de setembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022, sempre observando os critérios favorável aos agricultores.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Norberto Ortigara, trata-se de um avanço em direção à proteção do principal ativo agrícola do Brasil, a soja, no combate e monitoramento da ferrugem asiática. A partir disso, é possível estabelecer uma linha importante para coexistirmos com essa enfermidade”, salienta Ortigara, destacando que a tendência é de crescimento de área de plantio da soja para a safra 2021/22, com quase 29% do território paranaense coberto com soja.

“Na prática, a fiscalização vai considerar que as plantas só podem emergir a partir do dia 13 de setembro. Pode plantar uns dias antes? Pode, contanto que o produtor conhecendo a sua região saiba quanto tempo vai demorar para essa planta emergir e respeitar o dia 13 como referência”, enfatiza o gerente de sanidade vegetal da Adapar, Renato Rezende.

 

Créditos: https://souagro.net/ministerio-da-agricultura-ouve-o-parana-e-altera-calendario-de-plantio/



Share
Whatsapp logo